O mundo campestre
Nascemos conscientes de nosso destino. Nascemos sabendo que morreremos servindo aos outros. As pessoas só sabem dizer "Pra você ser alguém na vida você precisa estudar". Pura mentira. Essa não é a realidade. Nasci escravo, morrerei escravo. Não era essa a lei escravocrata. Os séculos passaram e parece não haver mudado muita coisa. Hoje não são só os negros, qualquer pessoa que trabalhe no campo, nas lavouras sabe muito bem disso. Elas sim sabem o que é passar o mês trabalhando para ganhar cem reais ou até menos. Tudo bem que o custo de vida é baixo, mas não justifica. Se a lei prevê um salário mínimo, já está estipulado que será o mínimo. Não tem porque pagar menos.
Passamos nossa vida inteira trabalhando debaixo do sol, derretendo de calor, mas sem poder tirar a roupa para não ficar queimado e não poder trabalhar no dia seguinte. Nos cortamos, nos furamos, mas o patrão "não está nem aí", ele não quer saber de problema de quem trabalha na roça. A vida é dura e temos que continuar vivendo.
EStudar, estudar. Besteira. Não temos tempo para isso. Só precisamos aprender a ler e fazer as contas básicas, para não sermos enganados por pessoas de má fé. É melhor deixar os estudos para quem tem tempo e dinheiro para isso. Meu salário é precioso para ficar gastando levando o meu filho para a escola. Eu não fui e vou muito bem, então meus filhos não precisam ir.
As pessoas parecem não entender o quanto a nossa vida é difícil. E ainda vêm falar de estudo. Como se pudéssemos estudar. Isso é só para quem pode.Quem não pode tem que trabalhar, e muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário