O que está acontecendo? Por que eu preciso fazer tudo isso?
O Ensino Médio passa voando. Nossa! Já estou no terceiro ano? Pensado bem, passamos oito anos no Fundamental, e o Médio só são três, e o terceiro é o pior – e o melhor – de todos. No terceiro ano lembramos que temos que escolher uma profissão, uma faculdade, qual será que eu faço? “Eu quero fazer algo que me dê dinheiro” É o que muitos dizem. Só que descobrem que não é tão fácil como parece, pois geralmente essas faculdades ou são muito caras ou muito concorridas. “Então eu vou fazer algo que eu goste”. Todo mundo tem um sonho na vida, mas por vezes acaba desistindo por não haver nenhum incentivo ou por receber comentários do tipo: “Você é louco? Isso não vai te dar dinheiro! Você vai trabalhar muito! Se eu fosse você eu faria tal coisa.”O problema é que elas esquecem que a vida é sua e que só você sabe o que é melhor.
E os meus amigos? Quando os verei de novo? Isso é definitivamente a pior de todas as coisas. Se separar de quem convivemos por tantos anos é algo extremamente difícil. A sorte é que hoje existem as redes sociais, o Messenger, e diversos outros meios de manter contato, mas é claro que não é a mesma coisa de antes. Não haverá mais a convivência, as zoeiras, a correria e tudo que sempre teve. Não terá mais a mesma graça. Infelizmente é algo necessário. Dizem que é a fase mais difícil da vida inteira, eu não duvido. E ainda têm muito mais coisa acontecendo.
É. A vida de criança tá chegando ao fim. A de adolescente também. A vida adulta bate na porta. Como será? Será que eu vou conseguir me virar sozinho? Ou será que terei minha mãe sempre lá para me ajudar? O pior de tudo é que eu sei que não. As mães não duram pra sempre, se fosse seria tão bom. Agora o necessário é andar com as próprias pernas, traçar os próprios caminhos, para cada vez menos ter que esperar pela mãe para que ela te ajude. Os dezoito anos estão cada vez mais próximos. A hora de judicialmente se cuidar está batendo na porta. E falando nisso, há outra coisa com o que se preocupar.
Exército. Será que eu serei dispensado? Ou terei que servir. Pode até ser que seja legal, mas, abrir mão de tudo que almejei fazer? Não sei se sou capaz de tal coisa. Uma das coisas que mais assusta ao jovem brasileiro é definitivamente a possibilidade de ter que servir ao exército. Afinal, não é qualquer um que queira por livre e espontânea vontade ir para o meio do mato e viver do que a natureza oferece. Ainda mais quando você já planejou boa parte da sua vida para algo completamente diferente. Se for dispensado, beleza. Se não for ... we have a problem, a big problem. Aí é algo que infelizmente vai ter que passar, querendo ou não.
Terceiro ano é uma época para comemora também. É o último de onze(agora doze) longos anos de escola em que todos teoricamente temos que passar para seguimos nossos destinos como cidadãos adultos. Haverá muita choradeira, mas também haverá um grande alívio por ter terminado um enorme ciclo de onze anos. Agora é cada um seguir o seu rumo, levando alguns amigos para a vida toda, outros para alguns momentos, e a grande maioria, que você raramente ou nunca mais verá.
Essa é a vida por um aluno do terceiro ano do Ensino Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário