As telas da realidade
O que podemos fazer com lápis e papel? Tudo! Qualquer coisa que tiremos de nossas cabeças pode ser estampada em qualquer folha, em qualquer tela, cartolina, o que seja. Qualquer lugar em que possamos despejar todos os nossos sentimentos.
A pintura é a representação de toda a capacidade humana de mostrar a sua realidade, de mostrar quem é e porque é. Por que as crianças gostam tanto de pintar? Porque em seus desenhos elas mostram tudo o que elas gostam e valorizam, tudo o que para elas é importante. A medida que crescemos, ganhamos valores e morais que não possuíamos antes e que nos faz ter vergonha de quem somos e de nos mostramos inteiramente aos outros. Como é bom ter um quadro a sua frente. Ele será seu espelho. Será você. Ele é você. Ao pintarmos qualquer coisa que não seja programada, e mesmo as programadas, pintamos nossas próprias almas de acordo com o que o nosso interior nos permite.
O dom da pintura é um dom nobre, um dom até divino. É uma capacidade que demonstra o quanto a pessoa é capaz de exteriorizar, de mostrar o mundo em que vive. Aqueles que não conseguem ver a beleza do pintar não são capazes de ver um palmo diante do nariz, pois a pintura é a forma mais clara de arte, pois ela é claramente visível, mesmo aos cegos, que ao ter a oportunidade de tocá-la e sentir sua textura, suas nuances, verá claramente a beleza em tudo aquilo.
A pintura é o retrato da alma de quem pinta, e o reflexo de tudo que externo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário