Escolhas
Está na hora de juntar todas as suas angústias, todos os seus sentimentos, tudo o que juntou durante vários anos e refletir. Parar, pensar, analisar cada atitude, cada pensamento, cada progresso e ver se tudo o que tem feito até agora valeu a pena. É a hora de fazer as escolhas. Talvez. As escolhas mais importantes de toda uma vida. Talvez não. Sinto que algo está para mudar, ou simplesmente, precisa ser mudado. É uma mudança necessária, assim como um pinto quando precisa quebrar a casca do ovo para sair, pois, se não o fizer morrerá lá dentro. É uma fase de transição. Uma fase em que todos nós devemos passar. É a hora da escolha. É a hora de parar, pensar e concluir que já não mais tempo de brincar. Esse tempo já se foi e se continua brincando com a vida depois é a vida que vai querer brincar, e garanto que não é uma brincadeira muito divertida. Para todos nós esse momento chega, cabe a cada um saber o que fazer quando ele chegar. Uns já estarão prontos, pois durante toda a sua vida teve tempo de sobra para pensar em sua escolha e seguir seu sonho. Ou não terão idéia alguma do que fazer, mas com a ajuda de todos, principalmente da família tomarão a decisão correta. Ainda há aqueles em que em momento algum pararam para pensar nisso, mas intuitivamente sabem que caminho seguir. Mas há aqueles em que tiveram muito tempo para pensar e mesmo assim quando chega a tal hora da verdade ainda estão indecisos e já quase entrando em desespero. Para estes existem várias situações, pois – como dizem os médicos – cada caso é um caso: há os estão divididos em vários e para ele todos são atrativos; há também aquele que tem o seu sonho de infância, mas sua família não concorda e diz que tem que fazem algo antes que lhe traga dinheiro para investir no sonho, e aí é sobre isso que vem a dúvida; há outros em situação idêntica a anterior, mas com a atitude diferente, quer investir no sonho, mas por conta da família tem dúvida se vai dar certo; tem aqueles que acreditam não ter vocação para nada, mas sabe que precisa fazer alguma coisa.
Enfim, há diversas formas de reagir a esse momento, mas é algo inevitável – e ainda há aqueles que pensam que podem passar a vida toda à deriva sem fazer nada, esses me dão pena – e extremamente importante, pois é graças a essa decisão que você descobre a sua identidade, descobre quem você é. Já pensou se não houvesse essa fase de escolha? Como seria? Passaríamos a vida inteira sem ter certeza de quem somos. Estaríamos sempre especulando algo em que queremos nos tornar, mas sem nunca chegar a alguma decisão conclusiva por não haver o momento de escolher. No momento da sua decisão é onde você deixa todas as suas especulações de lado. É onde tudo o que você antes apenas imaginava, agora já está bem concreto na sua mente. Tudo aquilo em que você relutava em dizer, agora já está certo na sua cabeça e ninguém mais no mundo pode mudar a sua opinião. Esse é o momento em que você tem o total controle de si e sabe, que a partir de agora tudo depende de você. Pois em tudo que seus amigos e familiares podiam ajudar, já o fizeram. A decisão final será sempre sua. Quem melhor para saber o que fazer da sua vida se não você mesmo?
Agora é o momento de mostrar para o mundo quem você é e a que veio. É a hora de mostrar a todos tudo o que sabe fazer de melhor, pois o mundo lá fora é cruel e não basta fazer bem, tem que ser o melhor. Não precisa ser o melhor do mundo, ou mesmo do país ou da cidade. Tem que ser o melhor de você. É isso que importa. Nada importam os outros, se no fim das contas não são eles que decidem. Você é livre para fazer tudo o que tiver vontade, mas tem que saber também que tudo o que fizer lhe trará um retorno, seja ele bom ou ruim. Tudo o que você estimar poder fazer algum dia, de certo fará, mas não pode desistir disso em momento algum. Caso o faça estará perdendo o seu foco na sua vida e estará de novo a deriva. Viva intensamente cada momento de sua vida, pois nunca se sabe o que poderá acontecer nos próximos minutos. Procure fazer as escolhas mais sábias, pois cada uma delas tem a sua importância. Umas, é claro, têm um peso muito maior – tanto que levará conseqüências para toda a sua vida – e outras com um retorno momentâneo, mas não menos importante. Aprenda a ser você mesmo, valorizar a si. Só assim poderá dizer quem você é. Ninguém pode falar coisa alguma ser haver lhe conhecido. Tem que se fazer notar, se fazer visível entre os outros. Mostre a que veio e tudo do que você é capaz. Jogue fora suas máscaras, ninguém liga para elas, só os que precisam dela para sobreviver, aqueles que têm medo de dizer quem é e de dar a própria cara a tapa. Esses não merecem atenção, somente o silêncio e o tempo que for preciso para verem que não é esse o caminho.
Encerro aqui este texto que serve como a representação de um momento em que todos nós passamos por nossas vidas, uns mais cedo, outros mais tarde. É o momento mais importante de nossa vida. Nunca é um só. Passamos – ou deveríamos passar – por ele em diversos momentos de nossa vida. Quanto mais vezes ele se repetir, melhor, pois estaremos nos tornando seres humanos melhores e mais capazes de dar apoio a outros que passem pelo mesmo que nós. A nossa vida é repleta de mudanças, e para sermos capazes de acompanhar a essas mudanças, também precisamos mudar. Mudar atitudes, pensamentos, preconceitos, às vezes até amizades. Nada dura para sempre, até mesmo a separação. E para qualquer problema que exista nesse mundo – e quem sabe em outros – há uma solução. Disso não excluo nem a própria morte, que chegará o tempo em que até ela será vencida.
Boas escolhas!